Vereador Evaí presenteia ONG dos Obesos de Porto Seguro com regulamentação

obesos1

No último dia 27 o vereador Evaí Fonseca  esteve reunido com integrantes da Associação dos Obesos e Ex-Obesos de Porto Seguro para entregar a documentação completa da associação, ferramenta importante na busca por políticas públicas que atendam à categoria, como a  vinda de 5 cirurgias bariátricas por mês através do Sistema Único de Saúde (SUS), fruto do Requerimento 060/2015 do parlamentar, além de outros propostos na Casa.

No dia 06 de abril de 2016 Evaí esteve em Salvador onde participou de encontro com o secretário estadual de Saúde, Fábio Villas Boas, na ocasião ficou prometido pelo secretário e pelo próprio governador, Rui Costa, a vinda das cirurgias para a cidade; através de aditivos no contrato de serviço do Hospital Luís Eduardo Magalhães; Como ainda não houve a implementação, o vereador segue no pleito da conquista, que representa saúde a tantas pessoas que dela necessitam.

Já este ano, apresenta um Projeto de Lei para,  através da Secretaria Municipal de Saúde, instituir o Plano Diretor Municipal de Prevenção à Obesidade, para identificar causas, prevenir e tratar a patologia.

“Ao longo desse tempo onde buscamos a vinda das cirurgias bariátricas para Porto Seguro, tenho me empenhado em apoiar e dar suporte à associação, tendo inclusive oferecido todo o processo de regularização da mesma. Sabemos que muitas pessoas dependem da intervenção cirúrgica para conquistar melhor qualidade de vida, com saúde e bem-estar. Continuo firme para que esta se torne realidade o mais breve possível”, destacou o edil.

A cirurgia bariátrica é considerada o último recurso no tratamento da obesidade, e esgotadas as possibilidades de tratamento clínico ela pode ser realizada pelo Sistema Único de Saúde. Havendo indicação de cirurgia o paciente passa por um preparo pré-operatório que inclui  acompanhamento psicológico, nutricional e avaliação médica com especialista. A intervenção se destina a:

-Pessoas que apresentem IMC (Índice de Massa Corporal) maior ou igual a 50 Kg/m².

-Pessoas com IMC maior ou igual a 40Kg/m² sem sucesso no tratamento clínico por, no mínimo, dois anos.

-Indivíduos com IMC maior que 35Kg/m² com doenças associadas e sem sucesso no tratamento clínico.

Para saber o valor do seu IMC basta calcular o peso em Kg dividido pela altura em metros ao quadrado.

obesos

 Ascom – Vereador Evaí Fonseca

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *